VISITAS DESDE 18.11.2010

AQUI: postagens anteriores

terça-feira, 28 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DA FRATERNIDADE - 28.08.2012

SÃO PAULO

Mídia e público seguidor
A FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO, sem nenhum programa e assessoria de comunicação tem tido significativo aumento de participação de pessoas em suas páginas virtuais. No Facebook já são mais de 130 os seguidores onde o perfil da maioria é de pessoas engajadas ou comprometidas com processos libertários. O Blog do Jornal Unificante ultrapassa neste momento 35 mil o número de visitas para tão pouco espaço de tempo no ar, considerando que não é um Blog que está na “onda midiática e mercadológica” e que os temas e questões apresentadas são numa linha de reflexão e comprometimento com um humano melhor.

O Blog do Jornal Unificante Online passa a ser atualizado apenas 3 vezes por semana: na 3ª feira com notícias da Fraternidade. Na 5ª feira com uma mensagem voltada para a interioridade e o transcendente. No domingo com fotos da vida e missão da Fraternidade quanto aos acontecimentos da semana no conjunto do carisma. Registramos ainda que o Blog do Jornal Unificante Online tem seguidores em 12 países segundo informação de controle do próprio Google: 4 na América Latina, 1 na América do Norte, 4 na Europa e 3 na Ásia.

Dia de Jesus Mestre da Palavra
No próximo dia 01.09, será dia de celebração e fraternização na vida interna e nas Frentes de Missão da Fraternidade, celebrando o Dia de Jesus Mestre da Palavra. Na maioria dos carismas são os fundadores ou fundadoras que ocupam a centralidade dos mesmos. Isso pode ser um limite, mesmo sabendo que em muitos aspectos os fundadores são insubstituíveis e tendo também a árdua missão de carregar fardos maiores.

Na Fraternidade desde a sua origem se zelou para que a Pessoa de Jesus, o Verbo Encarnado, seja a centralidade do Carisma. Já que no Brasil setembro é todo consagrado pela Igreja à Sagrada Escritura, definiu-se que no primeiro dia do mês celebramos Jesus Mestre da Palavra e aprofunda-se/reza-se mais o texto bíblico fundante: Lucas 4,14-22ª. Subsídio de reflexão e oração foi enviado para todas as Comunidades Fraternas e Frentes de Missão. “Sem MIM nada podeis fazer” – João 15,5.

2º Avivamento Bíblico em São Paulo
Com coordenação do Espaço Via Verbi, no próximo dia 01.09, sábado, acontecerá o 2º Avivamento Bíblico em São Paulo, com o tema: “Que ninguém despreze tua juventude” – 1º  Tm 4,22. Será realizado na Capela São Pedro Apóstolo - Itaquera -, iniciando às 16 e concluindo às 21h.  Mais de 20 inscrições já foram confirmadas da parte de jovens que buscam inteirar-se e beber mais da Palavra de Deus. Para um Avivamento Bíblico é necessário que se pense na forma como a Palavra de Deus hoje é tão desfigurada na vida dos cristãos e nas Igrejas e como um grupo de cristão de fato tornarem-se apaixonados pela Palavra. Muitas igrejas pentecostais usa a Palavra para ganhar dinheiro e não em prol da Salvação que ela nos indica e nem do Reino que ela tão bem nos apresenta. Uma Igreja sem a Palavra ou com a Palavra tão “silenciada” torna-se uma Igreja pobre de Espírito e de Missão.

Jornal Unificante – 2ª Edição
Esta em fase final a coleta de matéria para a próxima edição do JORNAL UNIFICANTE. Na primeira semana de setembro serão entregues na gráfica a pauta e em meados de setembro o Jornal será publicado. Lembramos que o Jornal Unificante teve uma acolhida acima do esperado em todos os espaços da Fraternidade. São muitas as manifestações bonitas manifestações que chegaram e que serão publicadas na 2ª Edição.

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo
O CCEI Talitha Kum, sempre com pautas muito ativas e integradas com amplo setores da sociedade local, promoverá no próximo dia 01.09, sábado, às 20h, o Jantar da Solidariedade na Associação dos Funcionários da CEEE – Rua São João, 1.320 – centro da cidade. Os ingressos custam R$ 30,00. Mais informações podem fazer pelo e-mail: cci@ccitalithakum.com.br e pelo fone: 51-3775-2191.


MINAS GERAIS

Novo sistema de Internete na Missão MG
A partir desta data o sistema de internete na Missão Minas Gerais CCI Pe. Romano Merten foi totalmente reestruturado. Na últimas semanas Implantou-se um novo mecanismo via rádio que tem alcance de até 2 Megas de velocidade. Os custos foram os mais baixos possíveis, pois combinou-se com a empresa que é fornecedora dos serviços há 5 anos que se usasse materiais usados e ainda em bom estado e que a mesma se tornasse parceira da Missão do Humanitas. Em todos os espaços do CCI há bom alcance da internete via Wi-fi. A empresa mostrou sensibilidade para esta reorganização propiciando à nova oficina de informática uma internete com boa qualidade também aos demais espaços da Missão.

Inicia a Oficina de Informática no CCI Pe. Romano Merten
Às 14h de amanhã, dia 29, inicia por fim a oficina de Informática. São 60 adolescentes inscritos e 30 deles darão inicio a 1ª fase da Oficina. Logo mais os outros 30 também iniciarão, São 20 computadores modernos disponíveis para o aprendizado digital. A maioria dos adolescentes nunca tiveram acesso a nenhum computador até agora e por isso eles esperam ansiosos para que se comece o curso.  Neste Blog serão hospedadas fotos da Oficina no próximo domingo.

ABAIXO DIVULGAMOS IMPORTANTE DOCUMENTO 
RECÉM PUBLICADO:

DECLARAÇÃO FINAL
do Encontro Internacional sobre Espiritualidade Libertadora à luz da Teologia da Libertação:
Caracas, 19 de Agosto de 2012.

Nós, membros das associações Fundalatin, Ecuvives, Fedefam, Romero Vive, Cecoce (CEBs), unidos às delegações da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Paraguai e Venezuela, e em solidariedade com todos os povos irmãos dos países da América e do mundo,

DECLARAMOS:

1. Que, diante da mudança de época que atinge o continente latino-americano e caribenho, diante de tantos signos de integração sonhados por nossos próceres, como Simón Bolívar, San Martín, Artigas, Martí, Sandino, Hidalgo, Alfaro, sentimos a urgente necessidade de iluminar esses processos com uma espiritualidade libertadora inspirada na Teologia da Libertação.

2. Que a construção da unidade latino-americana e caribenha, da Pátria Grande, que resultou uma utopia frustrada há dois séculos, hoje está em marcha, aqui e agora. Se novos ventos começaram a soprar na região, devemos, no entanto, estar alertas. Esse processo regional não vai sem riscos nem agressões como os já padecidos pelo povo hondurenho e, recentemente, pelo povo paraguaio, que atentam contra o processo de integração dos povos da América Latina e Caribe.

3. Que o sonho de Bolívar ilumina os processos revolucionários de alguns povos latino-americanos e caribenhos; vemos neles os sinais do Reino de Deus, proclamado por Jesus de Nazaré, e pela força espiritual de nossos povos originários e Afrodescendentes.

4. Que os princípios ético cristãos, macro ecumênicos, pluralistas e de nossos povos originários dão força moral a esses processos tão assediados pela corrupção sustentada pelo sistema capitalista que estimulou o consumismo desmedido e coloca o ter acima do ser. Por outro lado, uma ética de serviço, não de opressão, dá uma nova conotação ao conceito de poder, tanto político quanto religioso; porque quem não governa para servir, não serve para governar.

5. Rejeitamos a manipulação dos meios de comunicação social, que alienam; estimulam a violência, a mentira; tergiversam os fatos; utilizam as meias verdades. Na violência midiática incluímos os meios de comunicação religiosos que, fazendo uma leitura literal da Bíblia, mantêm um sistema patriarcal, machista; uma teologia sacrificial; bem como a chamada teologia da prosperidade, desmobilizadora dos povos, que conduz à resignação e ao conformismo.

6. A política e a fé devem caminhar unidas. Seguindo a inspiração de Dom OSCAR ARNULFO ROMERO, Mártir da América Latina, e de JUAN VIVES SURIÁ, defensor dos direitos humanos, acreditamos na dimensão política da fé. A espiritualidade libertadora ilumina a política, a enriquece e a questiona. Não meter-se em política é trair o projeto de Jesus de Nazaré para esse mundo.

7. Nossa solidariedade com o povo paraguaio. Condenamos o golpe parlamentar que destituiu ao legítimo presidente desse país irmão, o presidente Fernando Lugo.

8. Nós nos solidarizamos com a Igreja de Sucumbíos, Equador, pela intervenção vertical do Vaticano, que impõe uma estrutura eclesial ritualista, buscando romper com o modelo de Igreja-Comunidade comprometida com os processos históricos de libertação. Denunciamos essa política de involução impulsionada pelos setores mais conservadores da Igreja Católica. Também nos solidarizamos com o Equador nesses momentos quando o império britânico quer violar o direito internacional, ameaçando intervir na embaixada equatoriana em Londres.

Decidimos:

1- Criar uma rede de todos os coletivos da América Latina e do mundo que se inspiram na espiritualidade libertadora à luz da Teologia da Libertação, para contribuir com a construção de outro mundo possível e necessário, onde se instalem o Reino de Deus, da paz com justiça social e soberania.

2- Acompanhar o processo bolivariano que inspira a outros povos a impulsionar seus processos de transformação.

3- Promover uma ética libertadora e rechaçamos uma moral farisaica e opressora. Ser coerente entre o dizer e o fazer.

4- Fomentar os meios de comunicação alternativos e comunitários. Estes devem converter-se em promotores de uma comunicação libertadora e de um eficaz trabalho em rede.

5. Assumir as palavras do profeta Pedro Casaldáliga, quando diz: "Creio que só é possível ser cristão sendo revolucionário, porque não bastam as reformas; temos que transformar o mundo”.

CONCLUIMOS:

Nós nos unimos a todos os grupos autóctones, movimentos populares, às comunidades cristãs de outras tradições espirituais e a nossos irmãos e irmãs da América, que constroem a partir da prática da Teologia da Libertação, que aprofundem nos elementos éticos, culturais e espirituais do novo bolivarianismo, para consolidar uma Teologia Pluralista e Intercultural Bolivariana da Libertação. Que todos escutemos o que, desde nossas comunidades latino-americanas "o Espírito diz às Igrejas” (Ap. 2,5).

Importante:
Por favor, repasse este Documento às suas listas ou divulgue este link aqui para que outros possam ter acesso o mias breve possível. Algo novo está nascendo no meio desta conjuntura eclesial e política tão esfumaçada.

Nenhum comentário: