VISITAS DESDE 18.11.2010

AQUI: postagens anteriores

JUBILEU SACERDOTAL DO PE. CYZO


Saudação do Pe. Cyzo Assis na missa jubilar do dia
15.12.2012 – São Paulo-SP
“Em Cristo temos tudo. Cristo é tudo para nós!”
Santo Ambrósio de Milão

Saudação e partilha que Pe. Cyzo fez na noite do dia 15.12.2012, quando de sua missa jubilar na Capela São Pedro Apóstolo – Vila Brasil – Itaquera – Capital paulista.
Saudações:
Minha especial saudação a Dom Manuel Parrado Carral, nosso Bispo Diocesano, e que de forma solícita e fraterna se dispôs a vir celebrar conosco este momento de Ação de Graças. Muito obrigado querido bispo!
Aos Padres da Fraternidade, meus co-irmãos, às Irmãs da Fraternidade, aos leigos e leigas mais próximos da vida e missão da Fraternidade, minha saudação com muita fraternura. Obrigado pelo que cada um e cada uma fez nesses anos para ajudar que minha vida e missão pudesse ser mais abençoada. Eu vos amo!
Aos demais Padres irmãos e amigos aqui presentes minha saudação fraterna! Às Irmãs, religiosos e religiosas aqui presentes, minha saudação fraterna. Aos queridos amigos que vieram de tão longe, o Florian Marschoun e Robert Pollai, minha fraterna saudação. Vielen Dank liebe Freunde! Eles vieram de Viena – Áustria – e em parte representam uma querida rede de leigos e leigas na Europa que o Bom Deus nos presenteou nesses 25 anos de ministério.
Aos meus familiares, minha mãe, Sra. Ivone, meus manos, manas, cunhadas, cunhado, sobrinhos e sobrinhas, meus tios, primos, todos sintam bem acolhidos no meu coração agradecido nesta noite. Obrigado pela vossa presença, vossa amizade e ternura familiar. Eu os amo muito!
A todo o querido povo de Deus presente nesta noite, e nas lideranças desta Comunidade São Pedro Apóstolo saúdo as pessoas que vieram de outras comunidades, minha saudação em Cristo Jesus. O Padre é padre para o povo assim como o rio é feito para o mar. Obrigado pelo vosso carinho e apoio à nossa vida e missão na Mãe Igreja.
Em Cristo temos tudo. Cristo é tudo para nós!

Minha primeira saudação como Padre após minha ordenação há 25 anos foi:
Peço a Deus que eu seja um Padre como são as lavadeiras. A missão do Padre é purificar, renovar, limpar, dar um novo rosto. Como as lavadeiras, me disponho a servir o povo de Deus e à Igreja, e ajudar para que o mundo seja mais bonito, mais limpo, através do evangelho de Jesus Cristo e da missão que o Bom Deus me confiar na Mãe Igreja. Lavadeiras para mim são significâncias bíblicas e reinocêntricas”. Em 12.12.1987.
Sou um padre que em 25 anos nunca conheceu a solidão, o abandono, o sentir-se sozinho, pois o querido Abba, o Amado Pai Amoroso pela sua bondade e providência me concedeu numerosos amigos e amigas nesta caminhada de 25 anos. Pelas comunidades onde trabalhei, pelos espaços onde viajei e marquei presença como Padre, sempre se suscitou pessoas queridas que criaram laços duradouros de amizade e carinho. Sou grato aos amigos e amigas de outras paragens e que aqui não puderam estar hoje. Obrigado pelas vossas manifestações de carinho e prece no Espírito do Senhor!
“Ao amigo e agora Padre Cyzo Assis, nós as lavadeiras de Carinhanha – Bahia – das águas mansas do Rio São Francisco, parabenizamos a você por esse passo para Deus e para o povo. Recebe o abraço de cada uma de nós e que você seja muito feliz e que ajude as pessoas que Deus te apresentar para elas também serem felizes. Nós estamos orgulhosas por você e convidamos para vir rezar uma santa missa aqui na nossa comunidade. Com nossas lembranças, o grupo de mães lavadeiras de Carinhanha”

Quis fazer memória dessa saudação lida dentro da Catedral de Santa Cruz do Sul-RS, quando me tornei Padre. Naquele dia meu primeiro “sermão” foi todo ele voltado para os pobres nas pessoas das lavadeiras. Agradeço a Deus que apesar de meus limites e muitos pecados, nunca deixei de trabalhar um dia sequer pelo seu reino, pela Igreja e pelos pobres. Duas palavras resumem para mim esses 25 anos: entrega e ternura.
Em Cristo temos tudo. Cristo é tudo para nós!

Esta frase de Santo Ambrósio foi e está sendo meu suporte de júbilo espiritual nas celebrações desses 25 anos de ministério presbiteral. Alguns perguntam o que vou fazer no futuro. Eu fico pensando: que futuro? Pois com 25 anos de ministério esse já é o futuro. Tudo o que vier será Graça sobre Graça.
Gostaria de não esquecer de dizer que sou muito, muito, muito, muito e muito feliz como Padre. Graças a Deus!
Sinalizo que para o futuro eu gostaria de ser MAIS AMIGO DO GRANDE AMADO. Sinto que preciso ser mais próximo a ELE e mais eficaz nas coisas DELE. Que Jesus Mestre da Palavra me ajude no seu seguimento, na fidelidade ao seu evangelho e no serviço às pessoas e que eu seja um Padre cada dia mais apaixonado pelo Reino de Deus.
Agora peço emprestado a um jovem, o Lucas, formando da Fraternidade, que proclame um texto que me expressa o que pretendo no futuro que ainda me resta. O que vamos ouvir agora é o que quero me propor na continuidade de meu serviço à Mãe Igreja e ao povo de Deus. Ouçamos uma mensagem que faço minha nestes 25 anos.
- O texto Desiderata foi proclamado e está hospedado neste site na seção de Mística do site: www.abbanossoamor.com -

A mensagem ouvida é muito conhecida mas pouco refletida. Seu título é DESIDERATA. Este texto foi encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692.
Ele nos inspira a ver a vida pela chave do cuidado com a criação e as criaturas. Ele nos inspira a termos um CENTRO e a olharmos tudo e todos como parte de nós mesmos. É preciso que habitamos em nós mesmos. Ele nos inspira a sermos voltados para DEUS e para um mundo melhor.
Este texto está postado num novo site que agora o faço público. Há quase 10 anos tenho usado parte das mídias e novas tecnologias a serviço da evangelização. Agora, graças ao apoio e esforço do Florian Marschoun, tenho a partir de hoje um SITE PESSOAL que é totalmente voltado à mística cristã.
Todos vão receber no final da santa missa o endereço do site. Visite-o, divulgue-o para seus contatos. Este site é um modesto caminho para ajudar aos que nele se conectarem a rezar melhor a sua fé.
O Santo Padre, o Papa Bento XVI, na abertura do ano da fé nos diz que é fundamental redescobrir a alegria de crer ante a desertificação espiritual do mundo atual. Este site é para dar uma humilde e ativa ajuda para que nesse deserto espiritual possa haver mais oásis que mostram a vida e o amor que vem do querido Abba, o Deus Amoroso de Jesus Cristo e nosso Pai.
Para encerrar querido povo de Deus ajude-me para que eu continue a viver o que meu lema sacerdotal diz: “Ele me ungiu para evangelizar os pobres” – Lucas 4,18 – e que continue sendo uma expressão viva de meu ser e fazer no restante de minha vida e missão que o Bom Deus me permitir realizar.
Os pobres e sofredores, as novas pobrezas, os novos machucados e as novas dores estão por toda a parte. Precisa-se sempre mais de unção, de missão, de trabalhadores e trabalhadoras para a Vinha do Bom Senhor. A todos e todas fica o meu compromisso em tê-los na minha prece e muito obrigado pela linda presença nesta noite de gratidão amorosa a Deus. Que sejam todos muito abençoados com a saúde do corpo e da alma. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário: