Jesus morreu, segundo os evangelhos, entre malfeitores e foi condenado por três tribunais. Sua morte, como de todos os que eram condenados pelos Romanos, foi uma das mais cruéis que se tem notícia em toda a história. Tal rito torturante visava antes esgotar do condenado todas as forças físicas e por fim submetê-lo as mais terríveis e temíveis dores. Daí ser pregado cruelmente numa cruz pelos pulsos e pelos pés. Ter espinhos sobre o crânio e ser açoitado antes dos duros golpes como uma espécie de “aquecimento” do pobre miserável. Jesus viveu cada segundo como se fosse o último, só que por horas e horas de suplicio. Queria Jesus tal coisa? Naturalmente que não. Ele pediu ao Pai que “se possível afaste este cálice – esta morte – de mim”. Mas ELE enfrentou a morte cruel, pois sabia que não tinha como não passar mais por ela após sua profética e amorosa pregação e missão numa realidade de uma Galiléia onde a maioria do povo era massa de manobra dos líderes religiosos e do Império Romano. Jesus ficou do lado dos “perdedores”, do povo sofrido, lascado, dos sem vez e sem voz.
É fácil hoje falar de Jesus, de sua missão e até de sua vida, dentro dos espaços assépticos das igrejas, dos refinados estúdios de mídias, ou das charmosas residências religiosas. Mas o espaço de Jesus foi a rua, a praça, o cheiro dos oprimidos, dos famintos, dos doentes, dos espoliados em sua dignidade. Às vezes me faço à incômoda pergunta: Será se o Jesus de nossas igrejas que tanto se fala e se prega é mesmo o Jesus dos evangelhos, o Jesus submetido à terrível crucificação e dela tornou-se o Cristo Ressurreto? O Cristo da FÉ que tem o mesmo prosseguimento no Cristo da cruz? É o mesmo? Algumas sentenças de Jesus que deixou os poderes de seu tempo furioso com ELE e que por tais setenças e coerência, ELE foi levado à morte para nossa própria salvação:
Mt 23, 13-26
- Ai de vós lideranças religiosas falsas,
que não vão entrar e nem deixam outros entrarem no Reino de meu Pai!
- Vocês são nojentos, pois buscam discípulos e depois levam eles ao inferno;
- Vocês não passam de guias cegos,
que não tem vosso coração centrado no culto mas no dinheiro gerado pelo culto;
- Vocês são tão abomináveis que não amam e nem pensam no povo,
mas tão somente nas ofertas vindas dele;
- Vocês são três vezes condenados por MIM,
pois esquecem do mais importante que são a justiça, a misericórdia e a fidelidade;
- Vocês enxergam um mosquito
e não vêem um camelo quando o tema é vosso próprio testemunho diante das pessoas;
- Vocês vestem quilos de lindos panos, cuidam de cada detalhe da aparência,
mas por dentro estão podres e cheios de rapinagem e maus pensamentos;
- A quem comparo a vocês lideranças religiosas ensimesmadas
e que só buscam vosso bem estar? Vocês são como os sepulcros caiados de branco e que por dentro estão cheios de podridão. Assim são vocês com vossa religião de opressão e de mentiras contínuas;
- Vocês mentirosos não levam a profecia a sério;
Fogem dela com discursos vazios de vida e de amor;
- SERPENTES! RAÇA DE VÍBORAS!
VÃO TODOS VOCÊS PARA O INFERNO!
Depois de tal pregação naturalmente que Jesus precisava muitas vezes se esconder dos que buscavam a ELE para matá-LO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário