Minha fala hoje na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul-RS, numa bela homenagem que a mesma prestou à Fraternidade pelos seus 25 Anos de Fundação.
Saúdo o Presidente desta casa, Vereador André Scheibler, o vereador Ari Tessing proponente desta sessão extraordinária e nas suas pessoas minha saudação a todos os estimados Vereadores desta casa, bem como a todos os assessores e equipes de apoio.
Saúdo de forma muito fraterna os membros da FRATERNIDADE PALAVRA MISSÃO, Padres, Irmãs, leigos e leigas que nesses dias estão aqui em SCS, em ASSEMBLÉIA GERAL da Fraternidade.
Minha especial saudação à pessoa da querida Irmã Aurélia Illy, a Sra. Sandra Paul, que nos dão a alegria da presença nesses dias de celebrações do nosso Jubileu de 25 Anos de Fundação da Fraternidade.
Saúdo a todos os demais presentes que aqui chegaram para esta honrosa homenagem desta Nobre Casa à FRATERNIDADE PALAVRA MISSÃO, mantenedora do Instituto Humanitas Fraternidade.
Num primeiro momento me vem à memória quando em 18.10.1999, aqui nesta Casa recebi de forma honrosa o título de cidadão santa-cruzense. A melhor forma que encontrei para fazer jus a esta acolhida cidadã foi manter a perseverança na missão solidária em favor dos pobres desta comunidade. Naturalmente que minha ação não é privada e nem apenas pessoal, pois atuo dentro de uma comunidade de Igreja e com irmãos e irmãs queridos e fielmente temos servido a esta comunidade nos diversos serviços a nós confiados.
Celebrar 25 Anos de vida e missão é acima de tudo curvar a cabeça em AGRADECIMENTO AO BOM DEUS pela sua Graça e seu Amor e que nos conduziu neste tempo. É também considerar que toda a história é tecida de muitas relações e muitas trocas.
Esta cidade quis o Bom Deus, que fosse a base de lançamento da missão da Fraternidade. Desde 1987, quando aqui chegaram seus primeiros membros, Santa Cruz do Sul entrou em nossa história e em nossos corações.
A partir da Paróquia Espírito Santo nos primeiros 12 anos da Fraternidade aqui e logo depois a partir do Vale de Nazaré, a Fraternidade estendeu suas mãos para São Leopoldo, Santa Maria, Porto Alegre e junto a uma missão indígena com o povo Kaingang em Irai, aqui no Rio Grande do Sul.
Do Rio Grande do Sul a Fraternidade ampliou seu alcance solidário para o estado da Bahia, Minas Gerais e desde os últimos 5 anos em São Paulo, na ampla Região Leste da capital paulista.
Nossa missão é muito conhecida, respeitada e apoiada por amplos setores da comunidade santa-cruzense. Milhares de crianças e adolescentes, como também homens semi-abandonados, encontraram na missão solidária da Fraternidade caminho para recuperação da dignidade e da cidadania.
Nosso fraterno muito obrigado aos parceiros e parceiras desta comunidade. Esta casa Sr. Presidente tem sido importante para nossa missão social. Esta casa sempre aprovou os projetos que aqui foram apresentados para o bem maior de tantos irmãos e irmãs fragilizados das periferias de nossa cidade. Agradeço em nome da FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO as gestões anteriores e a atual quanto a este aspecto solidário para com projetos voltados aos mais pobres e sofredores.
Registro aqui que nossa missão recebeu apoio da Administração Municipal local pela primeira vez no Governo do Sr. Edmar Hermanny a quem aqui expresso a ele gratidão por ter compreendido e apoiado nossa missão. Desde então as posteriores administrações, às vezes com altos e baixos, sempre se tornaram parceiras de nossa missão solidária com os mais pobres desta comunidade.
Nossa Fraternidade ao celebrar 25 Anos ela também faz um balanço de sua vida e missão. Constata os altos e baixos, erros e acertos e na humildade que deve caracterizar um agir cristão, busca novas forças para o futuro.
Pela Graça de Deus, no próximo domingo, na bela Catedral de Santa Cruz do Sul teremos a Santa Missa de Ação de Graças presidida por Dom Canisio Klaus e logo após um fraterno jantar aberto a todos no Pavilhão Comunitário da Catedral.
Creio que nossa Missão continuará servindo a esta comunidade, pois hoje há uma mútua reciprocidade com vários setores de Santa Cruz do Sul. Todavia há de se avaliar os desafios e o novo contexto da realidade social nesta cidade que apontam novas necessidades, apesar dos significativos avanços no campo do desenvolvimento social em Santa Cruz do Sul. No âmbito eclesial, a Fraternidade também tem prestado vários apoios ao povo cristão, e de forma ecumênica tem sido suporte e caminho para vários grupos no campo da espiritualidade.
A partir de São Paulo, a Fraternidade prepara-se para novos vôos apesar dos desafios que os mesmos nos apresentam. Somos agradecidos por todo o apoio que veio da comunidade para que a missão pudesse ir crescendo e se firmando.
Compartilho também esta homenagem à Fraternidade à pessoa de Dom Sinésio Bohn, que por longos anos foi o Bispo Referencial da Fraternidade. Compartilho com Dom Canisio Klaus, nosso atual bispo e que tem também se mostrado solícito com nossa vida e missão.
Antes de concluir convido os senhores e as senhoras a rezarmos juntos esta pequena prece ecumênica, inspirada em Lucas 11, 35 para que em cada um de nós jamais falte a luz do Alto. (Rezou-se a oração da luz da Fraternidade)
Antes de encerrar, expresso ao amigo vereador Ary Thesing, em nome da Fraternidade um fraterno muito obrigado. Conheci o Ary como um jovem colono e por fim um homem público sério e empenhado pelo bem comum do povo que representa. Obrigado Ary muitas bênçãos na tua missão política.
Ainda gostaria de saudar e registrar a parceria com a atual administração municipal e na pessoa da Sra. Kelly Moraes, Prefeita Municipal, expressar nosso agradecimento a todo o seu pessoal empenho e ao seu gabinete.
Por fim, peço aos senhores e as senhoras a força de vossas preces para o futuro da Fraternidade e que ela possa continuar levando luz, calor humano, ternura e vida, onde a vida muitas vezes está mais fragilizada e machucada. Que seja o Senhor Jesus nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida hoje e sempre. Muito obrigado!
Um comentário:
Linda e justa homenagem, querido Pe Cyzo! Chamou-me a atenção a ausência dos vereadores Wilson Rabuske(PT).Ilário Keller (PTB) e Edmar Hermany ((PP). Esse último, que já foi prefeito, deixou frutos à Fraternidade, assim mesmo, queria vê-lo presente participando desse momento solene, afinal, nós os eleitores, queremos ver nossos políticos envolvidos de corpo e alma para a sociedade. A fraternidade Palavra e Missão, não é um imposto a mais que nos é cobrado, mas são vidas sendo assistidas e amparadas!...É um seviço do povo de Deus, especialmente voltada aos pobres e sofredores. 25 anos de amor ao próximo, aos mais pobres, merece a gratidão de toda a sociedade, especialmente, daqueles que representam o povo! Bom saber que Edmar Hemany sempre foi um colaborador! Que Deus o Abençoe sempre por isso! Amei o grupo Kyrotada, curti bagode...cantaram divinamente! Conheci um pouco mais sobre a Fraternidade, enfim, foi uma linda e merecida homenagem, querido Pe Cyzo! Parabéns à Fraternidade! Parabéns a você, por ser o autor de tão gloriosa Missão! Com carinho e gratidão, Deni e Fernanda. Fernanda lhe deixou outro abraço.
Postar um comentário