VISITAS DESDE 18.11.2010

AQUI: postagens anteriores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Padre José Coblin!

José Comblin: Bruxelas, 22/03/1923 - Bahia (Brasil), 27/03/2011

Morreu o Padre José Comblin. Na verdade, para nós cristãos não há morte e por isso mesmo ele não morreu. Conheci de perto o Pe. Coblin. Fui seu “aluno” na área de exegese paulina, através de vários cursos que fiz com ele na década de 80 no sul do Brasil. Ele foi responsável por despertar em mim uma profunda paixão pela sagrada escritura e uma paixão ainda maior pelo mundo dos pobres.

Mais tarde, como padre aolhi ele uma noite em nossa casa no Vale de Nazaré. Rezou conosco, jantou conosco, fez perguntas sobre a forma como a Fraternidade estava se organizando enquanto uma Comunidade de Vida Mista e tendo todas suas forças voltadas para a Palavra e a Missão solidária.

Um dos nossos padres escreveu a ele algum tempo depois. Comblin respondeu a carta de forma muito amável. Essa era também uma sua característica: sensível e terno, pacífico e dialogal.

Durante toda a sua vida usou de forma profética duas ferramentas: a caneta e o microfone. Desde a origem de nossa Fraternidade, há 25 anos, os livros do Comblin faz parte de nossa biblioteca e muitos dos seus textos foram lidos e relidos por muitos dos grupos que acompanhamos e por nós mesmos.

REPUDIA-SE...

- Os que neste momento, através da internete tentam passar uma falsa imagem de que Comblin foi uma ameaça à Igreja;
- Os que vêm em sua produção intelectual e espiritual uma desvirtuação da fé;
- Os que raivosamente associam Comblin às obras do diabo;

Pe. Comblin não precisa de defensores.
Sua vasta produção teológica faz parte do patrimônio intelectual da Igreja latino-americana e entrará por séculos na claridade das consciências que serão libertadas das trevas do medo e da ignorância do evangelho que liberta e salva.

A melhor homenagem ao Pe. Comblin é levarmos adiante sua reflexão libertadora e seu amor ao Reino de Deus e aos pequeninos do Reino, os pobres e sofredores.

Abaixo está uma breve comunicação do Pe. Beozzo que nos informa do contexto da morte deste grande profeta:

“Estimados amigos e amigas do Fórum de Participação!
É com tristeza que comunico a vocês que, na manhã de hoje, domingo, dia 27 de março, depois de completar 88 anos, nesta semana, faleceu no interior da Bahia, onde estava assessorando grupos de base, o amigo e mestre de todos nós, José Comblin.

Levantou-se cedo, tomou banho, aprontou-se, mas não apareceu para a oração da manhã. Procuram-no e o encontraram-no sentado no quarto e já morto.

Rezemos por ele que dedicou praticamente toda sua vida ao povo e à Igreja da América Latina, no Brasil, no Chile e no Equador e em centenas de assessorias por todos os países. Ele veio para o Brasil em 1958, junto com o Pe. Michel Schooyans e o Pe. Laga, todos doutores por Lovaina, mas que foram dar aulas no seminário menor, para onde os mandou o Bispo Paulo de Tarso!

Esteve conosco antes da Conferência de Aparecida, analisando a situação e dando- nos todo apoio, para as iniciativas do Fórum.

Perdemos um mestre e um guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro. Trabalhou por uma Igreja profética a serviço destes últimos nas nossas sociedades.

Que ele siga nos inspirando e acompanhando. Sentiremos e muita sua falta.

Um abraço fraterno para todos vocês. Rezemos pelo Comblin, sua família e as igrejas e comunidades que o acolheram, em especial, Talca de Dom Larrain, no Chile, Dom Proaño em Riobamba, no Equador e, no Brasil, Recife do Dom Helder, Paraíba do Dom José Maria Pires e agora Dom Cappio, em Barra, no sertão da Bahia, onde estava residind”.

Pe. José Oscar Beozzo - Coordenador geral do Cesep (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular). Vigário da Paróquia São Benedito em Lins. Membro e ex-presidente do Cehila (Comissão de Estudos da História da Igreja no Brasil e na América Latina) - Adital

Nenhum comentário: