VISITAS DESDE 18.11.2010

AQUI: postagens anteriores

quarta-feira, 13 de março de 2013

"Rezem por mim" pede o novo Papa

Num gesto de humildade inédita no coração da Igreja, o Papa Francisco I inclina a cabeça e pede a oração do povo de Deus. Lindo e prometedor para o santo evangelho 
neste tempo de crescente indiferença para com Deus!

Hoje, dia 13, dia de sorte sempre para nossa Fraternidade, que foi fundada num dia 13, a Mãe Igreja recebe do Espírito Santo um novo Sumo Pontífice, o Papa Francisco I.

O “Cardeal dos pobres” como sempre foi conhecido em Buenos Aires, que exigiu que Padres legalistas batizassem os filhos de mães sem esposos da periferias de Buenos Aires (2007) e que beijou os pés de 12 pacientes terminais de AIDS num Hospital Público de Buenos Aires em 2002, é o Francisco de Assis para os tempos modernos. Graças a Deus!

Na sua primeira fala, que logo mais será aqui hospedada, falou do povo, fraternidade, nossa senhora e desejou bom descanso na noite fria de Roma para todos. HUMANIDADE é o que a Igreja mais precisa hoje e hoje começa o seu 1º dia de Humanidade. Amém!


4 vezes falou a palavra CAMINHO que expressa uma espiritualidade de seguidores e seguidoras, que é viva e dinâmica;


2 vezes falou a palavra FRATERNIDADE,
que expressa família, colegialidade, sororidade, tão necessárias na Igreja hoje;

2 vezes falou bispo e povo e nenhuma vez falou a Palavra “papa”.

Inclinou a cabeça e pediu ao povo que “reze por mim”, colocando-se como também necessitado da oração e do amor do povo. 

Na íntegra primeira saudação do novo Papa em Roma
Antes de conceder a benção novo Papa pede aos fiéis que rezem por ele.

“Irmãos e irmãs, boa noite|!

Vocês sabem que o Conclave concede um bispo a Roma, parece que os meus irmãos cardeais foram escolher um lá no fim do mundo, mas estamos aqui. Agradeço pelo acolhimento, à comunidade diocesana de Roma, obrigado.

E antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI, rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o proteja (oração do Pai Nosso, Ave Maria e Glória).

E agora, começamos esse caminho bispo e povo, bispo e povo.
O caminho da Igreja de Roma, àquela que preside na caridade todas as Igrejas, num caminho de fraternidade, de amor e de confiança entre nós.

Rezemos sempre por nós, uns pelos outros.
Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade,
e eu desejo que este caminho de Igreja, que hoje começamos, eu tenho o meu cardeal vigário aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta grande e bela cidade.

Eu gostaria de dar a benção, mas antes peço um favor.
Antes que o bispo abençoe o povo, eu peço que vocês rezem ao Senhor para que o Senhor me abençoe, a oração do povo pedindo ao Senhor que abençoe seu bispo. Façamos em silêncio, esta oração de vocês sobre mim (e inclinou-se para receber a oração em silêncio)”.

Após a benção, Papa Francisco disse ainda:
‘Irmãos e irmãs, vos deixo, obrigado pelo acolhimento, rezem por mim e até logo. Amanhã eu quero ir rezar, pedir a Nossa Senhora para que proteja toda a Roma. Boa noite e bom descanso”.

4 vezes falou a palavra CAMINHO que expressa uma espiritualidade de seguidores e seguidoras, que é viva e dinâmica;

2 vezes falou a palavra FRATERNIDADE,
que expressa família, colegialidade, sororidade, tão necessárias na Igreja hoje;

2 vezes falou bispo e povo e nenhuma vez falou a Palavra “papa”.

Inclinou a cabeça e pediu ao povo que “reze por mim”, colocando-se como também necessitado da oração e do amor do povo. 


Ad multus annus 
ao 
Papa Francisco I

Obama chama novo papa de 
'campeão dos pobres’
Do UOL, em São Paulo 13/03/201317h57

O presidente norte-americano Barack Obama enviou mensagem, nesta quarta-feira (13), para o novo papa, o cardeal argentino  Jorge Mario Bergoglio, agora chamado de Francisco 1º.

Ele chamou o novo pontífice de "campeão dos pobres e o mais vulnerável entre nós".

"Como o primeiro papa das Américas, a escolha dele também mostra a força e como a vitalidade da região está aumentando. Ao lado dos milhões de hispano-americanos, nós dos Estados Unidos dividimos a alegria desse histórico dia", disse ele no comunicado.

13/03/2013 - 16h15 – Folha de São Paulo Online
Cardeais elegem argentino papa;
é o primeiro latino-americano

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, é o primeiro papa latino-americano da história. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Sociedade de Jesus.

Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais de todo o mundo que participam desde terça-feira (12) do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano.
Em seu primeiro pronunciamento, ele disse que os cardeais o encontraram no fim do mundo.

"Vocês devem saber que o dever do conclave era dar um bispo para Roma. E parece que os cardeais foram encontrá-lo no fim do mundo. Obrigado pelas boas-vindas".
O novo papa pediu que fizessem uma oração pelo agora papa emérito Bento 16. Depois, disse que ia fazer a bênção, mas antes pediu que os fiéis orassem por bênçãos a ele.
Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta. O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.
No cargo, ele sucede Bento 16, que renunciou no dia 11 de fevereiro, em uma atitude inédita em quase 600 anos.

Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.

Embora se mostre preocupado com a população de baixa renda, o papa não é adepto da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres.
O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.
O Papa Francisco I chegou em Roma sem vestimentas de Cardeal, como um passageiro comum. Novos caminhos vem aí para uma Igreja que precisa de menos rouparia e mais livraria

Um comentário:

Valéria disse...

Bom dia Padre Cyso, Sou a Valéria, neta da D. Iria, de Irai - RS.

A pedido dela, deixo essa mensagem:

Parabéns! O mundo foi abençoado com um Papa humilde.
Que Deus abençoe com tão grande graça sua saúde.

Abraço De Iria e família.