VISITAS DESDE 18.11.2010

AQUI: postagens anteriores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Missa de envio de jovens vocacionados!

No último domingo às 18h na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo - Itaquera - nesta cada vez mais surpreendente capital paulista, quis o Bom Deus que a Fraternidade acolhesse dois jovens que optaram em integrar a formação para a Vida Consagrada e Presbiteral no carisma da Palavra e da Missão Solidária. Pe. Paulo Bezerra, grande homem de Deus e do povo, deu todo apoio aos dois jovens que estão sendo acolhidos na Fraternidade. Outros jovens da mesma paróquia e com o mesmo apoio de Pe. Paulo estão no seminário de nossa diocese São Miguel Paulista.

Uma Igreja viva é uma Igreja que produz vocações para todos os diversos carismas, ajudando aos jovens vocacionados a optarem com mais liberdade e leveza. A Santa Missa foi um momento teologicamente e espiritualmente muito forte. Os familiares dos dois jovens e todo o povo presente deram a eles a maior força. Após a Santa Missa um fraterno coquetel foi realizado na casa paroquial. Abaixo estão algumas fotos e a bonita palavra do jovem Eduardo Brasileiro, que fez dentro da santa missa.

Os jovens que chegam têm um perfil diferenciado em muitos aspectos da maioria dos que até agora estivera na Fraternidade. Eles não estiveram em nenhuma formação – seminário -, mas fizeram dois anos de caminhada vocacional na Pastoral Vocacional. Lucas estudou quatro anos de teatro, formando-se como ator. Participou recentemente de um filme, um curta que logo estará saindo. Vinicius atuou no mundo empresarial e ambos renunciam muito para colocarem-se nas pegadas do Rabi da Galiléia junto a uma Comunidade de Vida Consagrada. Eles já iniciaram os estudos de filosofia e integram a caminhada formativa com o Newton O. Costa que está no Deserto Fértil e este ano conclui a Faculdade de Teologia, e também com o José Milton Dias, que já terminou os estudos teológicos. Há ainda outros candidatos aqui de São Paulo e do RJ se organizando para logo mais integrarem a caminhada formativa na Fraternidade. Sejam eles bem vindos e abençoados na nova caminhada!!!

Aos que torcem pela vida e missão da Fraternidade, eu digo: para mim agora está começando o pós 25 anos de nossa caminhada na Mãe Igreja. Deus a quer mais forte e mais atuante, pois ELE por sua conta e risco nos envia vocações, apesar dos nossos (ainda) muitos limites. Sendo a obra DELE, ele cuida. Amém!
Lucas e Vinicius são também acólitos da Paróquia

Vinicius, Pe. Cyzo, Pe. Paulo e Lucas

Familiares dos vocacionados e ao centro a Irmã Aline Girelli,fpm

A SEGUIR A FALA DO JOVEM EDUARDO BRASILEIRO:



São Paulo, 19 de fevereiro de 2012
Paróquia Nossa Senhora do Carmo -  Itaquera-SP
(Em ocasião da missa de envio À fraternidade palavra e missão, dos nossos irmãos e companheiros de caminhada, Vinicius Lima e Lucas De Francesco)

Querida Igreja Povo de Deus em movimento, viemos celebrar!
Saúdo com muito carinho e com tamanha admiração a pessoa do Pe. Cyzo, Pe. Adalberto RONCONI e a todas e todos os membros da Fraternidade Palavra e Missão que hoje temos o prazer de compor nosso presbitério.

Saúdo meus irmãos Lucas De Francesco e Vinicius Lima, seus familiares, seus amigos, toda essa igreja cheia do espírito de fraternidade.

A FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO é feita de homens e mulheres que se curvam na busca do Reino como pequenos artesãos da verdade do evangelho. Fala-se pouco do pequeno trabalho que os cristãos e cristãs engajam-se hoje em dia na sociedade e há quem diga que é um trabalho de formiga. De perto, ninguém parece formiga.

O anuncio de uma fraternidade vivida pelo radical pedido do evangelho de Jesus é cada dia um anuncio da vida e da paz que tanto almejamos. O aprendizado que envolve o pensamento circular, as rodas, as espirais, as mãos iguais tudo isso é a virtude de quem na valsa da alma aproxima-se cada vez mais da verdade; ouve com paciência, ama com radicalidade.

A gente balbucia uma linguagem do mistério de Deus todos os dias e vocês vem hoje partilhar conosco que a vida é feita dos sorrisos que damos, dos abraços que recebemos, da verdade que partilhamos, e verdade é essa que encontramos no caminho, como disse Guimarães Rosa. Ainda não estamos no caminho de chegada, não estamos de saída para a peregrinação, pelo contrário já estamos peregrinando; guardando carinhos, colhendo lágrimas, vislumbrando a arte, aprendendo com o outro que essa vida é feita de mudanças e a mudança se faz quando fecundamos o outro com o nosso "eu maior".

Assim, eu olho para esse meus grandes irmãos de caminhada, de aventuras, de juventude sonhadora: Lucas e Vinicius. Encantado também eu pela fraternidade, sei que eles levam para a mesma sabores e saberes desse mundo e dessa comunidade paroquial.
Eu não saberia dizer o que seria de mim se eu não tivesse entrado nessa comunidade, se não tivesse conhecido vocês dois e o meu irmão Padre Paulo.

Eu me lembro das nossas rodas de conversa... e nós engravidávamos de sonhos; sobre a vida, liberdade, missão, comprometimento, alegrias e sobre o mundo que para nós nunca foi algo paralelo ao que acreditamos de nossa religião. Os festejos soubemos bem fazer, os defeitos de cada um de nós rimos com paixão, as viagens partilhamos com carinho. Nós existimos inteiramente contemplando o mistério de Deus nos abraços de cada novo dia. Hoje não nos afastamos mas anelamos nessa aliança que fizemos juntos com a vida nossos caminhos de amor a humanidade.

Hoje vocês partem para cuidar de jardins, em busca de espiritualidade e profetismo, palavras inseparáveis, e por si só palavras presentes só para aqueles que se deixaram seduzir pelo espírito de Deus.

Sabemos plantar sementes de amor? Sabemos propagar sementes de alegria?

A caminhada há de nos revelar e assim continuaremos nessa frágil pele sendo construtores da cidadania, da palavra de paz, enfim, do sonho do Reino de Deus. Sonhamos por sermos reais, transgredimos por sermos exatos, transcendemos por sermos mortais.
Fecho os olhos no momento em que escrevo essa carta para vocês e rezo:

'Torna-me humano, ó noite, torna-me fraterno e solícito;
Só humanitariamente é que se pode viver.
Só amando - ai de mim! -, só assim se pode viver '

Senhor essa Igreja de pé, hoje aplaude os seus filhos que aqui se colocam como verbo fecundo da solidariedade, em busca do caminho de Jesus. Essa é a forma como nós povo de Deus e vocês homens que se consagram a missão da mesma devem lembrar, deste homem cujo testemunho é, de tão raro, inesquecível; e de tão simples, profético. Nossa teimosia será sempre uma forma de transcendência. Sua memória um compromisso com a vida.

Viva a Vinicius e Lucas! Viva a FRATERNIDADE PALAVRA E MISSÃO! Viva a Paróquia Nossa Senhora do Carmo! Viva a nós todos Igreja povo de Deus em movimento! Sejam todos bem vindos!

Eduardo Brasileiro,
jovem atuante na fé cristã e libertadora, estudante de sociologia política;

Nenhum comentário: